Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

10 de janeiro de 2012

Mónica Lice | Na primeira pessoa


Créditos Pedro Pacheco

O blog da Mini-Saia dispensa apresentações, não fosse um dos primeiros blogs de Moda a fazer sucesso no nosso País e dos primeiros que deu origem a um livro, “Dicas de Beleza”, absolutamente obrigatório para qualquer mulher.

Mónica Lice, a sua criadora, nasceu na Ilha Terceira, licenciou-se em Direito e ainda recém-formada foi viver para a Guiné-Bissau, sendo que foi aí que tudo começou.

Iniciou este projecto por brincadeira e, como ela afirma, acabou por se tornar num caso mais sério que lhe deu a volta à vida quando regressou a Portugal.

Tirou um curso de Styling e outro de Consultoria de Imagem e desde 2009 trabalha como personal shopper e blogger profissional.

Podemos ver a Mónica de 15 em 15 dias com as suas dicas de Moda e Beleza no programa “Mais Mulher” da SIC Mulher.

Eu tive o privilégio de conhecer a Mónica e não resisti a pedir-lhe que me concedesse esta entrevista. Se já gostava do blog ainda fiquei a gostar mais ao descobrir uma mulher simpática e muito acessível! Garanto que passamos um fim-de-tarde muito divertido a saborear um delicioso chocolate quente enquanto seguia atentamente as dicas e alguns dos segredos de beleza da Mónica Lice.


Mónica como é que após tirares o curso de Direito e estares a leccionar na Guiné-Bissau descobriste que afinal a tua verdadeira vocação era a Moda?

Não foi algo que tenha descoberto de um dia para o outro. Fui descobrindo à medida que o mini-saia ia crescendo.

Nessa altura, comecei a questionar-me acerca da possibilidade de começar a trabalhar na área, começando a escrever sobre moda e beleza e, também, na área da consultoria de imagem, depois de me formar na área.

Depois foi preciso alguma coragem e não ter medo de dar o passo.


Quando criaste o teu blog praticamente não existiam blogs de moda em Portugal. Como conseguiste dinamizá-lo ao ponto de hoje ser um dos mais conceituados do nosso País?


Na altura o mundo da blogosfera em Portugal era mais pequeno e, efectivamente, em termos de moda e beleza, havia pouco ou nada de muito relevante (que eu conhecesse). Fui dinamizando o mini-saia através dos posts diários, que procurei sempre que fossem ao encontro dos desejos e necessidades/preferências das leitoras.

E sempre tive a preocupação de escrever de forma clara, simples mas, ao mesmo tempo, cuidada e num tom mais profissional.


Tens sempre óptimas dicas sobre moda, cosmética, acessórios, etc. No entanto, e ao contrário da maioria das bloggers, não fazes street style. O que pensas deste género de blogs?

Gosto muito de street style mas falta-me tempo para tirar as minhas próprias fotos e não me agrada estar a reproduzir fotos tiradas por outros fotógrafos/pessoas que não eu. Mas gosto bastante desse tipo de blogs, sobretudo quando são originais e transmitem algo de novo.
 

Como te inspiras para criar os teus posts?

Depende muito dos posts em causa – posso-me inspirar num artigo que li, numa informação que recebi, numa coleção, numa viagem, nos e-mails das leitoras, na minha experiência pessoal...

Com a crise que estamos a atravessar faz cada vez mais sentido investir nos básicos e ser criativa com os acessórios. Que conselho darias para nos mantermos na moda com um budget low cost?

Sou adepta de que não é preciso gastar muito dinheiro para se estar bem. Isso mesmo procuro transmitir às minhas clientes quando vou às suas casas analisar o guarda-roupa.

O truque está em guardar peças, procurar acessórios atualizadores para juntar aos básicos, comprar menos, mas melhor, aproveitar os saldos e os outlets e pedir ajuda a profissionais, quando seja necessário.


No que diz respeito à maquilhagem quais são aqueles produtos sem os quais não consegue viver e porquê?

Gosto muito de maquilhagem e não prescindo da base, do corretor, do pó bronzeador, do eye-liner, da máscara e do batom.


A seguir as dicas da Mónica, máscara de pestana "They are Real"? da Benefit.

Quais as tuas marcas de eleição a nível nacional e internacional?


Em termos de roupa? Para o dia-a-dia uso desde H&M Trend a Zara, passando por French Connection, por Levi’s, Massimo Dutti, COS, entre outras.

Ao nível de malas, sou fã da Brahmin, Tory Burch, gosto da Furla e recentemente conheci e apaixonei-me pela Manjerica (marca portuguesa, com malas lindas).

Nos sapatos, gosto de only2me, Rockport, Zilian, Dkode, Tory Burch, entre outras. O conforto é sempre o principal factor na escolha, aliado ao design, obviamente.

Também gosto e sonho com Prada, Chanel, Miu Miu, Celine, Stella McCartney, Chloé, entre outros. Ao nível dos designers portugueses, gosto muito (e tenho a sorte de ter algumas peças) de Nuno Baltazar e sou fã de Pedro Pedro.


És fiel a um perfume ou gostas de variar?

Confesso que vou variando.


O facto de teres vivido num país africano não te despertou para outras realidades? Quais as principais diferenças que encontras na vida do quotidiano?

Claro que sim. Em África a vida faz-se com mais dificuldade – eu tinha a sorte de viver numa casa onde não faltava água e tínhamos luz 24 horas por dia. No entanto, aprende-se a valorizar coisas simples e aparentemente banais como ovos frescos, galinhas congeladas ou leite que não seja em pó...


Viajar abre-nos as portas do mundo. Esta é também uma forte fonte de inspiração para ti? Qual a tua Viagem de sonho?

Sim, adoro viajar! Faço-o desde criança e felizmente que tenho tido a oportunidade de realizar viagens que me têm marcado!

Depois de já ter estado 3 vezes nos EUA (uma das quais vivi lá dois meses), de já ter feito uma viagem por terra entre Portugal e a Guiné, de já conhecer vários países da Europa, quero muito conhecer a Ásia e o Brasil.

Qual o livro que mais gostaste nos últimos tempos e porquê? E o filme?

Acabei de ler hoje As Serviçais e gostei muito! Tinha visto o filme, que recomendo também, há algumas semanas atrás e devorei o livro (depois de me ter apaixonado pelo filme).



Como consultora de imagem calculo que faças “muitas limpezas” ao armário das tuas clientes. É verdade aquela célebre premissa tão feminina que por vezes temos o armário cheio e nada para vestir?

Sim, é verdade. As minhas clientes ficam sempre maravilhadas com o resultado do closet cleaning, já que percebem o potencial das peças que têm e que normalmente não usam/conjugam por não saber muito bem como.
 

Que conselho darias para sermos mais racionais na gestão do nosso guarda-roupa?


Tentar usar tudo o que temos guardado, inovando nas conjugações que fazemos. E procurar, pelo menos uma vez por semana, usar algo que não vestimos há meses/anos.

Regra geral todas as mulheres têm uma paixão por sapatos, eu própria tenho uma colecção que adoro mas que na sua maioria ou é demasiado desconfortável ou desadequada para usar no dia-a-dia. Neste caso existem também critérios básicos que possamos seguir?

Aqui também se aplica a regra de que mais vale ter pouco mas bom. Nos sapatos a qualidade e o conforto são, na minha opinião, vitais, de modo a que tenhamos sempre a certeza de fazer bons investimentos.

As carteiras são outra das nossas grandes paixões. Se pudéssemos ter apenas 3 que modelos e cores aconselharias?

Mais do que marcas penso que o fundamental é ter modelos de qualidade, preferencialmente em pele, de modo a durarem muito tempo em óptimo estado.

Assim, acho que qualquer mulher ficaria bem servida com duas boas malas em preto e castanho, por serem cores neutras, que ficam bem com tudo.

Para saídas à noite ou eventos mais formais, uma clutch, em preto, por exemplo, será a melhor aposta.


Numa altura em que se fala tanto da nossa classe política existe algum politico a quem gostasses de mudar a imagem?
Talvez mudasse o corte de cabelo da Presidente da AR (Assembleia da República) Maria Assunção Esteves e a aconselhasse a usar saias e vestidos.

Objectivos para 2012?


Continuar a fazer o que gosto com a mesma paixão de sempre!


Das tendências de Moda para a próxima estação quais as que tens imensa vontade de usar e aqueles que não vais usar de certeza absoluta?

Na próxima estação pretendo usar muito laranja misturado com algumas cores pastel, algum print, renda e o estilo lady like, com muita influência dos Anos 50.

Gosto de experimentar um pouco de tudo, sem excessos, misturando peças mais trendy com outras mais básicas.



5 comentários:

  1. Gostei imenso da entrevista! Parabens a ambas! Gosto muito deste registo nos blogs! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei a entrevista. Parabéns por este excelente trabalho. :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Adorei a entrevista.
    As perguntas focaram pontos muitos interessantes!
    Bom trabalho!
    :)

    ResponderEliminar