Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

28 de dezembro de 2011

Ana Gomes | Na primeira pessoa


Créditos Revista Sábado

Conheci a Ana Gomes num evento e não resisti a falar com ela, pois nutria já um grande interesse pelo seu blog e ao primeiro contacto descobri uma empatia mútua que se veio a revelar verdadeira.

A Ana é a criadora do blog "A Melhor Amiga da Barbie", autora, produtora no Teatro Maria Matos, colabora com o suplemento de cultura Tentações da revista Sábado e tem ainda uma rubrica como cronista no suplemento online da mesma sobre música. Pontualmente faz trabalhos de styling e produções na área da moda, tendo completado recentemente uma pós-graduação em consultoria de imagem.


Ana poderia dizer-se que és uma verdadeira mulher dos sete ofícios. De todos as áreas em que te envolves qual a que mais te apaixona e porquê?

Gosto muito do “mundo das artes”. Aliás todos os trabalhos que desenvolvo estão ligados a esse universo. Neste momento estou completamente apaixonada pela escrita, é uma forma de expressão libertadora.


Como surgiu a ideia de criares o teu próprio blog e porquê o nome “A Melhor Amiga da Barbie”?

O blog surgiu por sugestão dos amigos. A maioria percebia que gostava de escrever e que era uma forma de partilha fácil e imediata. Por outro lado a pós-graduação foi uma motivação extra, juntar o “regresso à escola” com um novo projecto, iniciar um momento novo na minha vida. “ A Melhor Amiga Da Barbie” veio por brincadeira, comecei por um blog com um nome impronunciável, e tive necessidade de criar um conceito mais catchy. A Barbie tem imensas profissões, é mulher, tem estilo personalidade e faz parte do imaginário de todos nós. Eu adorava ser melhor amiga de uma pessoa assim, não a imagino “vazia”. Se existisse deveria ser uma pessoa super interessante, afinal de contas já viveu tantas coisas.

Com apenas 23 anos já ganhaste uma interessante notoriedade. Qual o segredo do teu sucesso?


Tento ser muito profissional e acima de tudo honesta. No que diz respeito às criticas e ao blog quanto mais transparente e honesta for mais credibilidade tenho. Acho que as pessoas apreciam isso. Não considero que tenha muito sucesso. Acho que o segredo é estar apaixonada pelo que faço e ter um apoio muito simpático. Tenho na minha família os espectadores mais críticos e mais atentos.



É inevitável falar da crise que é transversal a todas as áreas da nossa cultura, de que forma achas que nos está a afectar e a “empobrecer” esta situação?

Lamentavelmente acho que esta crise nos está a afectar a vários níveis. É natural que a cultura passe para terceiro ou quarto plano. Estamos mais concentrados em sobreviver do que em viver. Felizmente ainda vamos conseguindo fazer algumas coisas e vamos vendo concertos esgotados por exemplo. Isso não me choca, nem me faz perguntar “ Com Festivais Esgotados...Qual Crise?! “. Acho que precisamos de momentos de evasão, de falar menos da crise. A cultura é educação. Empobrecemos sempre que perdemos a possibilidade de escolha.

 

Sempre que leio a tua crónica sobre música na revista online do Sábado noto uma grande paixão. É caso para dizer que não consegues viver sem música?

Não consigo mesmo. Acho que passo o dia a cantar. Felizmente nem sempre o faço em voz alta.

Qual o género musical que mais aprecias?

Adoro Soul e R’n’B. Mas custa-me imenso ter que delimitar um estilo. Sou eclética e depende bastante da ocasião. E isto é transversal a tudo na minha vida.

És fã de Karaoke ou ficas pelas cantorias no duche?

Cantorias em todo o lado!


Numa das tuas crónicas mais recentes percebi que te tornaste uma fã de Gospel. O que achas que torna esta música religiosa em algo tão especial?

A emoção e a alegria da celebração. No Gospel os sentimentos e as crenças transparecem física e musicalmente num registo muito real, é vivido.

Uma vez que és também produtora no Teatro Maria Matos, tens alguma peça predilecta?

Pergunta difícil... A resposta certa é Não. Ainda assim o espectáculo de teatro no qual o trabalho de produção me deu mais prazer foi o CABARET, pela componente musical e pela dinâmica do espectáculo em si. De seguida foi a produtora “responsável” por um espectáculo que tinha um guarda-roupa muito peculiar, um dia recebi imensas caixas de sapatos, e tive de ir devolver uns Jimmy Choo. Durante 2 anos mantive o comprovativo dos CTT no meu placard do escritório. Era a prova maior da minha capacidade de “separar as águas”. ahaha.


E já que referes esse episódio, a Moda é outra das tuas paixões, qual o teu criador ou marca nacional ou internacional que mais te apaixona?

São tantos! Internacionalmente acho que a WildFox Couture reflecte o meu espírito. Mas gostava de sublinhar dois nomes do panorama da moda em Portugal :

Adoro os sapatos da Guava! A Inês é uma talentosa. Os Burgueses foram uma óptima surpresa na última edição da Moda Lisboa.


Já que estamos num corner de uma conhecida marca de perfumes és fiel a algum aroma ou gostas de variar?

Gosto de variar. Tenho os perfumes de sempre - O Light Blue da Dolce Gabbana, outro da DKNY, e agora o Lola do Marc Jacobs. Aromas frescos no verão e mais intensos no inverno.


Como consultora de moda segues fielmente as tendências ou crias o teu próprio estilo?

Crio o meu estilo, mas sempre atenta às tendências, o resultado é sempre uma mistura dos dois.

És fã de algumas marcas como a UGG e a Hunter. Escolhes as tuas peças de acordo com a marca ou porque gostas e consideras confortável?

Nos dois casos sem dúvida pelo conforto e qualidade, de qualquer forma não usaria nada que não gostasse. Não há nada pior do que não estar confortável, sinto-me sempre pouco segura.


Acabaste de tirar uma pós-graduação em consultoria de imagem, que concelho darias a alguém como eu, mais clássica e com mais uns aninhos que tu, mas com uma grande paixão por moda e acessórios, para me tornar mais casual no dia-a-dia?

Há coisas que acho fulcrais, um corte de cabelo versátil, unhas sempre arranjadas. No caso das mulheres penso que um soutien ajustado é cada vez mais importante, muda completamente a postura, e os serviços personalizados estão a aumentar. A lingerie modeladora é um óptimo aliado para conseguir um look impecável. Peças chave? Umas boas calças de ganga adaptadas ao formato do corpo, uns saltos confortáveis, camisas e um trench coat. Sou da opinião de que devemos ter atenção aos acessórios, podem arruinar um look. Ou bem que conseguimos um bom coordenado ou podemos arruinar um coordenado perfeito. Perfume, um colar discreto, pulseiras pouco barulhentas e uns brincos que não comprometam (as eternas pérolas ) ficam sempre bem. Afinal estávamos a falar de uma coisa casual não era?

Com nomes tão sonantes já confirmados para 2012, como Bruce Springsteen no Rock in Rio e RadioHead no Optimus Alive, para quem vai a tua preferência? Quem esperas ainda ver em cartaz?


Não vibro com nenhum deles! Mas pelos meus amigos Radiohead, mal soube do concerto fartei-me de enviar sms. Estava cansada de ouvir “ Bom bom era que Radiohead voltasse!”. Gostava de ver N.E.R.D., Daft Punk, Justice, Chromeo, Mayer Hawthorne, Kanye West, Beyonce, D’Angelo, Erykah Badu, Groove Armada, India Arie, Jill Scott, John Legend, Justin Timberlake, Kid Kudi, Kelis, SIA (..........) Acho que já fui muito exigente. Na verdade por agora podia vir o Stevie Wonder, e depois os outros todos. Alguns já tive o privilégio de ver ao vivo, por outros pondero sinceramente começar a viajar.


Um desejo um pensamento para 2012? 

Que o esforço que estamos a fazer nos leve a um momento melhor. O pensamento é um "Pró-Actividade" e muitas gargalhadas.


O "Breakfast@Tiffany`s" e a "A Melhor Amiga da Barbie" desejam um fantástico 2012 a todas as suas leitoras!

6 comentários:

  1. Eu gosto imenso da Ana e do blogue dela. Nota-se mesmo que é transparente e arranca-me sempre umas boas gargalhadas :)

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que eras a autora deste Blog! Estive mesmo ao Vosso lado no evento :) Muito bem escrita a entrevista, um máximo!

    um beijinho,
    marta

    marcasporamor.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta,

    É verdade que estavas mesmo ao nosso lado;) Também gosto muito do teu blog e já sou seguidora da nova versão!

    Um beijinho,

    Carmen

    ResponderEliminar
  4. Gostei do blog :)

    Seja minha seguidora, comecei à pouco tempo.

    saltoalto06.blogspot.com

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Uma entrevista super divertida, super boa onda e as fotos ficaram bem giras ;) eheh

    ResponderEliminar