Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

5 de junho de 2010

26º edição do Festroia já arrancou!


 A 26.ª edição do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal realiza-se este ano de 4 a 13 de Junho e contará com mais de 180 filmes, oriundos de cerca de 40 países, números representativos da diversidade que caracteriza o único festival português incluído no prestigiado calendário anual da FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores de Filmes).

Em termos de programação, o festival deste ano conta com as quatro secções competitivas habituais – Secção Oficial, Primeiras Obras, Independentes Americanos e O Homem e a Natureza – e com diversas mostras não competitivas, entre as quais a Homenagem à Eslováquia e o ciclo de Histórias da Resistência, composto por filmes sobre homens e mulheres que, por toda a Europa, serviram de exemplo ao lutarem, de forma determinada, contra os mais variados tipos de opressão.

De realçar ainda a pequena mostra de Grandes Realizadores Europeus, que exibirá filmes do português Manoel de Oliveira, do grego Theo Angelopoulos, do finlandês Mika Kaurismaki e do holandês Jos Stelling, o qual estará presente no Festroia para desempenhar as funções de presidente do Júri Oficial.

No que respeita à animação extra-festival, o Festroia irá manter a aposta no meeting point, situado na Avenida Luísa Todi e animado durante o Festival.

Este ano o festival contará com duas salas em Setúbal – o Auditório da Anunciada e o Auditório Municipal Charlot, recentemente integrado na rede Europa Cinemas devido à qualidade da sua programação ao longo do ano – e extensões no Fórum Romeu Correia (Almada) e no Largo José Afonso (Setúbal). 
Com tanta oferta cultura de qualidade difícil mesmo é escolher!

2 comentários:

  1. Procuro ir todos os anos e recomendo vivamente. A coisa mais fantástica neste tipo de festivais é que nunca sabemos mt bem que filme vamos encontrar qd nos sentamos na cadeira. Uma magnifica surpresa, um filme sórdido, uma possível decepção...! É uma espécie de totocinema, que já me deu a conhecer filmes, actores e cineastas fantásticos. Shall we go ;)?

    ResponderEliminar
  2. Vamos sim, depois de uma tarde de praia em Troia:)

    ResponderEliminar